Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O idioma utilizado no artigo é português ou inglês.
  • A Folha de Rosto em arquivo separado do artigo contem os dados autorais: nome completo, afiliação, municipio, estado, email, orcid (obrigatório).
  • O artigo está em formato Microsoft Word, espaçamento 1,5, fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, formatação de margens 3cm.
  • O artigo segue as normas ABNT.
  • As ilustrações (figuras, quadros, tabelas, entre outros) estão em orientação "retrato", inseridos e comentados no texto, com título acima e fonte abaixo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos, conforme descritos em "Diretrizes para Autores" (logo abaixo).
  • o DOI para as referências foram informadas, quando possível.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas

Diretrizes para Autores

1 FLUXO DE TRABALHO

1.1 SUBMISSÃO

A Revista Ciências Jurídicas e Empresariais recebe as submissões em fluxo contínuo. Os autores devem elaborar o artigo de acordo com as diretrizes da revista. Na submissão devem ser anexados:

a) Folha de Rosto contendo dados autorais: nome completo, afiliação, município, estado, email, ORCID (obrigatório)

b) Artigo elaborado em Word (ver item 2 Critérios para Elaboração do Artigo)

c) Outros documentos que forem pertinentes, tais como: parecer de aprovação do comitê de ética, ilustrações (editáveis e somente em orientação "retrato", com título acima e fonte abaixo).

1.2 AVALIAÇÃO

1 Primeira Etapa
Nesta fase inicial, o Conselho Editorial realiza uma análise preliminar dos artigos. Eles verificam a relevância do conteúdo, a adequação às diretrizes editoriais e se o material segue as normas da revista. Artigos que não estiverem em conformidade com as normas da revista serão recusados nesta etapa.

Segunda Etapa
Os artigos aprovados na primeira etapa são enviados para avaliação por, no mínimo, dois consultores "ad hoc". Os autores podem sugerir consultores "ad hoc", desde que atendam aos seguintes critérios: possuírem doutorado com expertise na área, não possuírem vínculo com a pesquisa e não pertencerem à mesma instituição dos autores.
Se os pareceres dos consultores forem inconclusivos ou divergentes, o artigo poderá ser encaminhado a novos consultores, sendo que o Editor é o responsável pela emissão do parecer final.
O parecer final da avaliação pode resultar em três categorias: aprovado, rejeitado ou reformular. Se for solicitada uma reformulação, os autores são notificados sobre o prazo limite para o envio da versão revisada do artigo.

1.3 PUBLICAÇÃO
Os autores recebem uma notificação de que o artigo foi aceito para publicação e encaminhado para editoração. Se necessário, a equipe editorial solicita adequação de texto e/ou ilustração.

2 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO

2.1 TIPOS DE COLABORAÇÃO ACEITAS

a) Artigo Original (empírico)

Apresenta, geralmente, estudos teóricos ou práticos inéditos, referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. Exemplos: estudo de campo, experimento clínico, pesquisa laboratorial. A distribuição de conteúdo para esse tipo de publicação deve seguir:

Título: Português/Inglês ou Espanhol/Inglês

Abstract/Resumo ou Resumen/Abstract: 200 a 250 palavras. Redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado. Seguir a sequência sem destacar os subitens: contextualização, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusão.

Keywords/Palavras-chaves ou Palabra chave/Keywords: 3 a 5 e não podem repetir as que estão no título.

1 Introdução

  • Não deve ser longa e não conter nenhum tipo de ilustração (quadros, figuras, tabelas) nem citações diretas.
  • Deve apresentar contextualização, enfatizar a relevancia do estudo e destacar o objetivo (último paragrafo).

2 Material e Métodos

  • Citar o método utilizado
  • Descrever os procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados
  • Em pesquisa com seres humanos ou animais, apresentar o número do parecer de aprovação por um comite de ética.

3 Resultados e Discussão

  • Apresentar os resultados e fazer a discussão.
  • Se for pertinente, inserir tabelas, gráficos, figuras. Essas ilustrações devem ser mencionadas no texto.
  • Indicar limitações da pesquisa

4 Conclusão

  • Não pode conter citações
  • Deve responder aos objetivos propostos
  • Refletir como os resultados contribuem para o campo científico e para a sociedade
  • Apontar caminhos para novas investigações, com base nas lacunas identificadas.

Agradecimentos: se houver

Referências: seguir normas atualizadas ABNT e inserir o DOI (se houver)

 

b) Artigos de Revisão

Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.

Os tipos de revisão bibliográfica aceitos são: sistemática, meta-análise, integrativa, de escopo, cienciometria, bibliométrica, documental. As revisões bibliográficas do tipo narrativa, não são aceitas.

O conteúdo das publicações deve ser distribuído nos seguintes tópicos:

Título: Português/Inglês ou Espanhol/Inglês

Abstract/Resumo ou Resumen/Abstract: 200 a 250 palavras. Redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado. Seguir a sequência sem destacar os subitens: contextualização, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusão.

Keywords/Palavras-chaves ou Palabra chave/Keywords: 3 a 5 e não podem repetir as que estão no título.

1 Introdução

  • Não deve ser longa e não conter nenhum tipo de ilustração (quadros, figuras, tabelas) nem citações diretas.
  • Deve apresentar contextualização, enfatizar a relevancia do estudo e destacar o objetivo (último paragrafo).

2 Metodologia

  • Citar o método utilizado
  • Descrever os procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados

3 Resultados e Discussão

  • Apresentar os resultados e fazer a discussão.
  • Se for pertinente, inserir tabelas, gráficos, figuras. Essas ilustrações devem ser mencionadas no texto.
  • Indicar limitações da pesquisa

4 Conclusão

  • Não pode conter citações
  • Deve responder aos objetivos propostos
  • Refletir como os resultados contribuem para o campo científico e para a sociedade
  • Apontar caminhos para novas investigações, com base nas lacunas identificadas.

Agradecimentos: se houver

Referências: seguir normas atualizadas ABNT e inserir o DOI (se houver)

 

c) Relatos de Caso

Descrição detalhada de uma situação específica, geralmente rara, incomum ou relevante, envolvendo um único participante (ou um pequeno grupo com características semelhantes). A estrutura do texto deve seguir:

Título: Português/Inglês ou Espanhol/Inglês

Abstract/Resumo ou Resumen/Abstract: 200 a 250 palavras. Redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado. Seguir a sequência sem destacar os subitens: contextualização, objetivos, procedimentos utilizados, principais resultados e conclusão.

Keywords/Palavras-chaves ou Palabra chave/Keywords: 3 a 5 e não podem repetir as que estão no título.

1 Introdução

  • Não deve ser longa e não conter nenhum tipo de ilustração (quadros, figuras, tabelas) nem citações diretas.
  • Deve apresentar contextualização, enfatizar a relevancia do estudo e destacar o objetivo (último paragrafo).

2 Relato de caso

  • Descrição de forma detalhada a experiência vivida
  • Em pesquisa com seres humanos ou animais, apresentar o número do parecer de aprovação por um comite de ética.

3 Resultados e Discussão

  • Apresentar os resultados e fazer a discussão.
  • Reflexões sobre o impacto na área jurídica com empresarial, bem como para a sociedade
  • Se for pertinente, inserir tabelas, gráficos, figuras. Essas ilustrações devem ser mencionadas no texto.
  • Indicar limitações da pesquisa

4 Conclusão

  • Não pode conter citações
  • Deve responder aos objetivos propostos
  • Refletir como os resultados contribuem para o campo científico e para a sociedade
  • Apontar caminhos para novas investigações, com base nas lacunas identificadas.

Agradecimentos: se houver

Referências: seguir normas atualizadas ABNT e inserir o DOI

 

d) Estudo de Caso

Refere-se a uma análise profunda e sistemática de um fenômeno ou situação real, que pode envolver uma pessoa, grupo, comunidade, instituição, programa, evento ou processo. A estrutura do texto deve seguir:

Título: Português/Inglês ou Espanhol/Inglês

Abstract/Resumo ou Resumen/Abstract: 200 a 250 palavras. Redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado. Seguir a sequência sem destacar os subitens: contextualização, objetivos, procedimentos utilizados, principais resultados e conclusão.

Keywords/Palavras-chaves ou Palabra chave/Keywords: 3 a 5 e não podem repetir as que estão no título.

1 Introdução

  • Não deve ser longa e não conter nenhum tipo de ilustração (quadros, figuras, tabelas) nem citações diretas.
  • Deve apresentar contextualização, enfatizar a relevancia do estudo e destacar o objetivo (último paragrafo).

2 Metodologia

  • Citar o método utilizado
  • Descrever o caso e os procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados
  • Em pesquisa com seres humanos ou animais, apresentar o número do parecer de aprovação por um comite de ética.

3 Resultados e Discussão

  • Apresentar os resultados e fazer a discussão.
  • Reflexões sobre o impacto na área jurídica e empresarial, bem como para a sociedade 
  • Se for pertinente, inserir tabelas, gráficos, figuras. Essas ilustrações devem ser mencionadas no texto.
  • Indicar limitações da pesquisa

4 Conclusão

  • Não pode conter citações
  • Deve responder aos objetivos propostos
  • Refletir como os resultados contribuem para o campo científico e para a sociedade
  • Apontar caminhos para novas investigações, com base nas lacunas identificadas.

Agradecimentos: se houver

Referências: seguir normas atualizadas ABNT e inserir o DOI

 

2.2 ORIENTAÇÕES TEXTUAIS

A) Normas Gerais para Elaboração do Artigo

  • As submissões devem ser realizadas no site da revista.
  • O manuscrito deverá seguir as normas ABNT e editoriais da revista (descrito no item 2).
  • Folha de Rosto com título, dados autorais em arquivo separado do manuscrito. Os dados autorais devem ser informados na sequência: nome completo sem abreviação, titulação por ocasião da submissão do artigo, afiliação, curso ou programa, município, estado, email, ORCID (item obrigatório).
  • Identificar com asterisco (*) o autor para contato.
  • O artigo deve ter no máximo 6 (seis) autores. Caso esse número seja excedido, deve ser descrita a participação de cada um dos autores do trabalho.
  • Os artigos devem ser digitados em editor de texto Word no formato .doc, em espaço 1,5 linha, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12. A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens (3cm).
  • O artigo completo deve conter no máximo 25 páginas.
  • Idioma aceitável: português, inglês, espanhol

B) Citações Bibliográficas

As citações bibliográficas devem ser de acordo com as normas ABNT NBR 10520 – 2023), adotando-se o sistema autor-data. Ex.:

Citações indiretas:

Barcellos et al. (1977) encontram...

... fatores de risco (Moraes; Silva, 2023) ...

... com problemas urinários de suínos” (Liebhold et al., 2023).

Citações diretas:

“...” (Neves, 2023, p.10)

 

C) Materiais Ilustrativos

Tabela

  • Apresentar no sentido retrato e não (nunca) em paisagem.
  • Bordas laterais abertas
  • Devem ser numeradas na sequência que são citadas no texto.
  • As legendas e o título devem ser autoexplicativos.
  • Todas têm que constar a fonte de citação.
  • O título deve estar acima e a fonte abaixo.

Quadro

  • Apresentar no sentido retrato e não (nunca) em paisagem.
  • Todas as bordas devem estar fechadas
  • Devem ser numeradas na sequência que são citadas no texto.
  • As legendas e o título devem ser autoexplicativos.
  • Todas têm que constar a fonte de citação.
  • O título deve estar acima e a fonte abaixo.

Gráfico

  • Devem ser acompanhados dos parâmetros quantitativos utilizados em sua elaboração.
  • Os gráficos devem ser identificados como figuras (por exemplo: Figura 1... Figura 2.)
  • As legendas e o título devem ser autoexplicativos.
  • Todos têm que constar a fonte de citação.
  • O título deve estar acima e a fonte abaixo

Figuras/fotos

  • Devem ter tamanho adequado ao texto, qualidade de resolução e identificação da fonte consultada.
  • As legendas e o título devem ser autoexplicativos.
  • Todas têm que constar a fonte de citação.
  • O título deve estar acima e a fonte abaixo.

C) REFERÊNCIAS

Devem conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética, não enumerada. Todos os autores e obras citados no corpo do artigo devem constar nas referências. Todas as referências que conter DOI o código deve ser identificado.

Artigos em periódicos

MACHADO, A.J.; NANTES, E.A.S. Telegram como um recurso de apoio metodológico no curso de ciências contábeis: relato de experiência. Ensino Educ. Cienc. Human., v.22, n.3, p.325-334. doi: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p325-334

DE MUNCK, J. et al. Effect of water storage on the bonding effectiveness of 6 adhesives to Class I cavity dentin. Oper. Dent., v.31, n.4, p.456-465, 2016.

Livros

MCCABE, J.F.; WALLS, A. Applied dental materials. Oxford; Malden, MA: Blackwell Science, 2023.

PELCZAR JUNIOR, M.J.; CHAN, E.C.S.; KRIEG, N.R. Microbiologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 2023.

 

3 COMITE E COMISSÃO DE ÉTICA

Toda pesquisa que envolve seres humanos deve constar o número do protocolo de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa – CEP. Caso a pesquisa envolva uso de animais, deve ser apresentado o número do protocolo de aprovação da Comissão Ética em Uso de Animais – CEUA.

Inserir o número do parecer de aprovação no item metodologia. Os autores deverão anexar o parecer consubstanciado de aprovação da pesquisa.

Atentar-se para Resolução CNS nº510/2016 (pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais), Ofício Circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS (pesquisa em qualquer etapa em ambiente virtual) e Carta Circular 166/2018 CONEP/SECNS/MS (pesquisa tipo relato de caso).

 

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