Inovação, Cooperação e Competição no Biodiesel: Estudo dos Fornecedores da BsBios

Autores

  • Silvana Saionara Gollo
  • Ana Claudia Machado Padilha
  • Paulo Roberto Silva da Rosa
  • Paloma de Mattos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2011v12n1p%25p

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as inovações e as estratégias de cooperação e competição que os fornecedores de óleo de soja estão incorporando para atender a demanda de óleo de soja da BsBios que produz biodiesel. O estudo é exploratório e qualitativo, do tipo estudo de caso, realizado com os fornecedores de óleo de soja da BsBios. Os resultados apontam que as empresas fornecedoras desenvolveram inovações em produto, processo, distribuição e gestão, em nível incremental. As inovações identificadas foram as incrementais e as radicais. As estratégias
desenvolvidas são de competição e de cooperação, sobressaindo-se as alianças estratégicas.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

Artigos