Estudo de Caso: As Ferramentas da Qualidade Utilizadas no Laboratório de Análises Clínicas de Um Hospital Para a Otimização de Processos

Autores

  • Bruna Siqueira Bernardo Machado
  • Marcelo Caldeira Viegas

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2012v13n1p%25p

Resumo

A preocupação com a qualidade dos processos de Gestão Hospitalar tem aumentado a cada dia. Ao longo do tempo, foram desenvolvidos programas de avaliação da qualidade que conferem à organização um certificado do nível de qualidade dos serviços prestados de acordo com a avaliação recebida. Ao mesmo tempo, os órgãos governamentais manifestaram suas preocupações, estipulando regulamentos que assegurem a qualidade destas organizações. Juntamente com a evolução da gestão da qualidade em outros segmentos, as empresas adotaram métodos e ferramentas de auxílio para o gerenciamento da qualidade. Sendo assim, este artigo objetivou analisar a aplicação das ferramentas da qualidade para a otimização dos processos de análises clínicas de urgência de um hospital localizado no norte do Paraná. Esta análise foi realizada através de um estudo de caso, examinando os documentos e os registros gerenciais utilizados para a identificação de problemas e planejamento de ações do Laboratório do hospital em questão e comparando as ferramentas utilizadas com a bibliografia levantada referente ao tema. Observou-se que o laboratório estudado se preocupa com a qualidade dos serviços oferecidos aos seus pacientes e envolve toda a equipe na utilização de técnicas e ferramentas já consagradas para gerir seus processos.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

MACHADO, Bruna Siqueira Bernardo; VIEGAS, Marcelo Caldeira. Estudo de Caso: As Ferramentas da Qualidade Utilizadas no Laboratório de Análises Clínicas de Um Hospital Para a Otimização de Processos. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2448-2129.2012v13n1p%p. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/825. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos