Actividad Impedida de Recolectores de Mariscos y Pescadores Artesanales de la Isla de Maré, Baía de Todos los Santos

Autores

  • Ingrid Gil Sales Carvalho Oficiala Titular do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Montanha, Distrito de Vinhático/ES.Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da RIEX/DFDoutoranda em Estado de Direito e Governança Global pela Universidade Pública de Salamanca/ES (2018)Mestranda em Antropologia Íbero-Americana pela Universidade Pública de Salamanca/ES (2018)Mestra em Saúde, Ambiente e Trabalho (FAMEB-UFBA) (2013.1)Pós-Graduada em Direito e Magistratura (EMAB-UFBA) (2013.1)Pós-Graduada em Direito do Trabalho (Faculdade de Direito-UFBA) (2014.1)Pós-Graduada em Direito Notarial e Registral (IBEST) (2014.1)Pós-Graduada em Direito Constitucional (WPOS-UCM) (2017.2)Pós-Graduada em Direito Ambiental (WPOS-UCM)  (2017.2)Pós-Graduada em Direito Processual Civil (FDR-Mentoring)  (2017.1)Pós-Graduada em Gestão e Direito Imobiliário (Faculdade Baiana de Direito)  (2018.2)Ex-Advogada inscrita na OAB-BA sob nº 32.269 (2010 a 2019)Ex-Consultora Jurídica do 7º Registro de Imóveis de Salvador (2012 a 2019)Professora de Trabalho e Processo do Trabalho da UNIME - Lauro de Freitas/BAProfessora de Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do Brasil Jurídico desde 2018Professora de Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do CERS desde 2019Professora de Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do Salvador Concursos desde 2019Tel.: (71)99372-2559 / (27)99698-4493E-mail do Cartório RCPN e Notas: gilsales.rcpnenotas@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2020v21n1p10-16

Resumo

Resumén
Este artículo tiene como objetivo analizar cómo los pescadores artesanales y las recolectoras de mariscos de la Isla de Maré, en la Baía de Todos los Santos, en Brasil, han enfrentado la contaminación ambiental local. El ambiente de trabajo se entiende como el lugar donde las personas realizan sus actividades laborales. En el caso de los pescadores artesanales, el ambiente de trabajo se confunde con el ambiente natural en sí, y cualquier interferencia en este ambiente natural tiene un impacto directo e inmediato en la actividad laboral de estos trabajadores. Es una investigación bibliográfica y documental en la que se consultaron libros, documentos originales, artículos, trabajos de cursos, monografías, disertaciones, tesis, leyes, proyectos, reglamentos, informes y opiniones. También se llevó a cabo una investigación sobre el enfoque teórico en la clinica de la actividad y metodológico de enfoque etnográfico con el objetivo de comprender la percepción de las recolectores de mariscos y los pescadores de la Isla de Maré sobre la actividad impedida de ellos. Se verificó que en el caso específico de la Isla de Maré en la región de la Baía de Todos los Santos, esta se encuentra rodeada de compuestos químicos dañinos para el medio ambiente y para el ser humano. Esta contaminación del entorno natural y, por consiguiente, del entorno de trabajo de los pescadores y las recolectoras de mariscos, ha causado un retraso y, a veces, un impedimento para sus trabajos.

Palabras-clave: Derecho Ambiental del Trabajo. Derecho a la Salud. Pesca Artesanal. Medio Ambiente de Trabajo. Clinica de la actividad.

Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como as marisqueiras e os pescadores artesanais da Ilha da Maré, na Baía de Todos os Santos, no Brasil, enfrentaram a poluição ambiental local. O ambiente de trabalho é entendido como o local onde as pessoas realizam suas atividades de trabalho. No caso dos pescadores artesanais, o ambiente de trabalho é confundido com o próprio ambiente natural, e qualquer interferência nesse ambiente natural tem um impacto direto e imediato na atividade laboral desses trabalhadores. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental, na qual foram consultados livros, documentos originais, artigos, trabalhos de curso, monografias, dissertações, teses, leis, projetos, regulamentos, relatórios e instruções. Também foi realizada uma investigação sobre a abordagem teórica da Clínica da Atividade e metodológico de abordagem etnográfica, com o objetivo de compreender a percepção de pescadores artesanais e pescadores da Ilha de Maré sobre sua atividade. Verificou-se que, no caso específico da Ilha de Maré, na região da Baía de Todos os Santos, ela é cercada por compostos químicos nocivos ao meio ambiente e ao ser humano. Essa contaminação do ambiente natural e, consequentemente, do ambiente de trabalho de pescadores artesanais e marisqueiras, causou adoecimento e, por vezes, um impedimento à realização do trabalho desses.

Palavras-chave: Direito Ambiental do Trabalho. Direito à Saúde. Pesca Artesanal. Ambiente de Trabalho. Clínica da Atividade.

 

Biografia do Autor

Ingrid Gil Sales Carvalho, Oficiala Titular do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Montanha, Distrito de Vinhático/ES.Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da RIEX/DFDoutoranda em Estado de Direito e Governança Global pela Universidade Pública de Salamanca/ES (2018)Mestranda em Antropologia Íbero-Americana pela Universidade Pública de Salamanca/ES (2018)Mestra em Saúde, Ambiente e Trabalho (FAMEB-UFBA) (2013.1)Pós-Graduada em Direito e Magistratura (EMAB-UFBA) (2013.1)Pós-Graduada em Direito do Trabalho (Faculdade de Direito-UFBA) (2014.1)Pós-Graduada em Direito Notarial e Registral (IBEST) (2014.1)Pós-Graduada em Direito Constitucional (WPOS-UCM) (2017.2)Pós-Graduada em Direito Ambiental (WPOS-UCM)  (2017.2)Pós-Graduada em Direito Processual Civil (FDR-Mentoring)  (2017.1)Pós-Graduada em Gestão e Direito Imobiliário (Faculdade Baiana de Direito)  (2018.2)Ex-Advogada inscrita na OAB-BA sob nº 32.269 (2010 a 2019)Ex-Consultora Jurídica do 7º Registro de Imóveis de Salvador (2012 a 2019)Professora de Trabalho e Processo do Trabalho da UNIME - Lauro de Freitas/BAProfessora de Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do Brasil Jurídico desde 2018Professora de Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do CERS desde 2019Professora de Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do Salvador Concursos desde 2019Tel.: (71)99372-2559 / (27)99698-4493E-mail do Cartório RCPN e Notas: gilsales.rcpnenotas@gmail.com

Palestrante e autora de Obras Jurídicas. Doutoranda em Direito do Estado e Governança Global pelo Programa em Direito Público Sancionador pela Universidade Pública de Salamanca/ES. Mestranda em Antropologia ìbero-Americana pelo Mestrado em Antropologia Íbero-Americana da Universidade Pública de Salamanca/ES. Mestra em Saúde, Ambiente e Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2013). Pós-graduada em Direito e Magistratura pela Universidade Federal da Bahia em convênio com a Escola de Magistrados da Bahia (2013). Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (2014). Pós-graduada em Direito Notarial e Registral pelo Instituto Brasileiro de Estudos (2014). Pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2017). Pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes (201). Pós-graduada em Direito Processual pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (2017) e Pós-graduada em Direito e Gestão Imobiliária pela Faculdade Baiana de Direito (2017). Possui formação na área jurídica, Bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2010), Graduanda em Psicologia pela UNIME (2019). Ex-Advogada inscrita na OAB-BA sob o nº 32.269 e Sócia-Fundadora do Escritório de Advocacia Gil Sales e Baraúnas Advogados Associados em Salvador/BA. Foi Professora das Disciplinas Teoria Geral do Processo, Teoria Geral do Estado, Direito do Trabalho II, Prática Trabalhista e Prática Jurídica Civil I e II do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Batista Brasileira. Atualmente é Professora das Disciplinas Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do Portal F3. Professora das Disciplinas Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do Brasil Jurídico.Professora das Disciplinas Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do Salvador Concursos. Professora das Disciplinas Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil do CERS Salvador. Professora das Disciplinas Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade de Direito da UNIME - Lauro de Freitas Possui experiência na área do Direito, especialmente dos Direitos Humanos, do Direito à Saúde, da Saúde do Trabalhador, do Direito Ambiental, do Direito do Trabalho, do Direito Ambiental do Trabalho e do Direito Notarial e Registral. Atualmente é Oficiala Titular do Cartório Gil Sales de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Montanha - ES, Distrito de Vinhático. Foi consultora Jurídica por de 2012 a 2019 do 7º Registro de Imóveis de Salvador/BA.

Referências

AGUIAR, M. C. P. de. Micronúcleos em Macoma constricta (Bruguiere, 1792 (Bivalvia - Tellinidae): uma biomarca do estresse ambiental na Baía de Todos os Santos - BA. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia, 2006.

_______. Macoma constricta (Bruguiere, 1792 (Bivalvia – Tellinidae) como biomonitor da presença crônica do petróleo na Baía de Todos os Santos (BA). 1995. 200 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, 1995.

BAHIA, Centro de Recursos Ambientais (CRA). Avaliação da qualidade das águas costeiras superficiais - Baía de Todos os Santos; Relatório Técnico (2001).

_______. Diagnóstico Ambiental da APA Baía de Todos os Santos. Volume II: Tomo II – Caracterização das Ilhas: Região Norte-Nordeste; Região Centro-Norte; Região Nordeste; Região Leste (Baía de Itapagipe). Salvador: julho, 2001.

BAHIA/CRA/SEMARH/SEDUR/BID - CONSÓRCIO BTS HYDROS - Complementação do diagnóstico do grau de contaminação da Baía de Todos os Santos por metais pesados e hidrocarbonetos de petróleo: Relato Síntese; Salvador, 2005.

BANDEIRA, A. C. C.; TAVARES, T. M. Determinação de n-alcanos e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em fauna da Baía de Todos os Santos. 1999. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Instituto de Química, 1999.

BANDEIRA, F. P. S. de F.; BRITO, R. R. C. de. Comunidades pesqueiras na Baía de Todos os Santos: aspectos históricos e etnológicos. In: CAROSO, C.; TAVARES, F.; PEREIRA, C. (Orgs.). Baía de Todos os Santos: Aspectos Humanos. Salvador: EDUFBA, 2011.

BARBOSA, S. Identidade social e dores da alma em pescadores artesanais em Itaipu, RJ. Ambiente & Sociedade. Volume VII. Nº. 1 jan./jun. 2004.

BRUNO, V. R. M. Absorção de cobre e chumbo em material particulado: efeito da matéria orgânica dissolvida. 2000. 86 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, 2000.

CAROSO, C.; TAVARES, F.; PEREIRA, C. (Orgs.). Baía de Todos os Santos: Aspectos Humanos. Salvador: EDUFBA, 2011.

CLOT. Y. Le travail sans l’homme?. Paris: La Découverte, 1995.

______. Clínica do trabalho, clínica do real. Tradução para fins didáticos: Kátia Santorum e Suyanna Linhales Barker. Revisão: Cláudia Osório. Le Journal dês Psyychologues, Paris, n. 185, mar. 2001.

______. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes, 2006.

______. Travail et pouvoir d’agir. Paris: PUF, 2008.

______. Le travail à coeur. Paris: La Découverte, 2010.

COUTO, C. M.; TAVARES, T. M. Desenvolvimento de uma metodologia espectrofotométrica para determinação de chumbo em sangue. 1996. 53f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Instituto de Química, 1996.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, M. do C. S. de; MINAYO, M. C. de S; PENA, P. G. L; SANTOS, N. M. M. dos. Manguezal um ambiente sagrado e agredido pela contaminação industrial em Ilha de Maré, Bahia. Revista Desacatos (no prelo) México, a ser publicado em agosto de 2012.

GEERTZ, C. A. interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999

HATJE, V.; BÍCEGO, M. C.; CARVALHO, G. C. de; ANDRADE, J. B. de. Contaminação Química. In: HATJE, V.; ANDRADE, J. B. de. (Orgs.). Baía de Todos os Santos: Aspectos Oceanográficos. Salvador: EDUFBA, 2009.

______.; ANDRADE, J. B. de. (Orgs.). Baía de Todos os Santos: Aspectos Oceanográficos. Salvador: EDUFBA, 2009.

IBGE. Censo demográfico: censo 2010 por população – Bahia. Disponível Disponible en: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acceso en: 13 de Janeiro de 2013.

IMA. Diagnóstico do grau de contaminação da Baía de Todos os Santos por metais pesados e hidrocarbonetos de petróleo a partir da análise das suas concentrações nos sedimentos de fundo e na biota associada: relatório técnico. Salvador, 2004. Consórcio Baía de Todos os Santos Hydros CH2M Hill, v.1: Caracterização Geral da Baía de Todos os Santos, 2004.

JESUS, A. C. S. de; SANTA ISABEL, L. M. de; AGUIAR, M. C. P. de. Ecologia e grupos tróficos de Annelida-Polychaeta em manguezais da Baía de Todos os Santos sob presença crônica de petróleo, Bahia, Brasil. 2003. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia, 2003.

LIMA, D. F.; CRUZ, M. J. M. Biorremediação em sedimentos impactados por petróleo na Baía de Todos os Santos, Bahia: avaliação da degradação de hidrocarbonetos saturados. 2010. 231f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto Geociências, 2010.

LIMA, M. A. G. de; CARVALHO, F. Contaminação ambiental por gás sulfídrico: avaliação das medidas de controle a partir de sintomas da população em dois pontos do tempo. 1997. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva, 1997.

MACHADO, J. C. V.; TAVARES, T. M. Estudo do grau de contaminação por hidrocarbonetos nos sedimentos da Baía de Todos os Santos. 1996. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Instituto de Química, 1996.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATTOS, C. L. G. de. A abordagem etnográfica na investigação científica. Rio de Janeiro: UERJ, 2001

MEZZAROBA, O.; MONTEIRO, C. S. Manual de Metodologia de Pesquisa no Direito: atualizado de acordo com as últimas normas da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2003.

NUNES, L. S. S.; TAVARES, T. M. Quantificação dos compostos reduzidos de enxofre emitidos para a atmosfera por fontes naturais e antropogênicas no Recôncavo Baiano. 2000. 175 f. Tese(Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Química, 2000.

OLIVEIRA, R. Determinação de hidrocarbonetos polocíclicos aromáticos em biota na Baía de Todos os Santos. 2003. 72f. Dissertação(Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Química, 2003.

ORGE, M. D. R. Crescimento de Rhizophora mangle L. em manguezais sob influência de atividades petroleiras na Baía de Todos os Santos. Salvador. BA., 1997. 96 f. Dissertacao (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, 1997.

PEDRÃO, F. Novos e velhos elementos da formação social do Recôncavo da Bahia de Todos os Santos. Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras, v. 1, n. 1, 2007.

______. O extrativismo e a periferia da produção, com notas sobre a experiência do Estado da Bahia. [2010]. Disponible en: www.corecon-ba.org.br. Acceso em: 13 jan. 2011.

PENA, P. G. L.; MARTINS, V.; RÊGO, R. de C. F. Por uma política para a saúde do trabalhador não assalariado: o caso dos pescadores artesanais/marisqueiras. (no prelo) 2012.

______. Programa de prevenção de riscos ocupacionais em pescadores e marisqueiras de comunidades pesqueiras da Baia de Todos os Santos. FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA – SIGProj EDITAL PROEXT 2011, 2011.

PLETSCH. A. L. Distribuição espacial de compostos orgânicos de estanho e metais em sedimentos costeiros e em Phallusia Nigra de áreas da Baía de Todos os Santos e Norte da Bahia. 2007. 216 f. Tese (Doutorado em Química Analítica) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Química, 2007.

RAYMUNDO, C. C. Variáveis na análise de mercúrio, cadmio e chumbo em amostra de cabelo. 1981. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Química, 1981.

SANTANA, R. C.; OLIVEIRA, O. M. C. de. O método da biorremediação aplicado na limpeza de sub strato de manguezal impactos por petróleo, na Baía de Todos os Santos - Bahia. 2008. 61f. + anexos TCC (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

SOUZA, M. C. M. B. N. de; HATJE, V. Avaliação em nível de rastreamento do risco toxicológico para a saúde humana por ingestão de invertrebados marinhos: Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil. 2010. 81f. TCC (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

TAVARES, M. G. de O. Balanço dos metais pesados (mercúrio, cádmio e chumbo) no material em suspensão e sedimento de fundo, na Bacia do Rio Paraguaçu - Ba. 1981. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Instituto de Química, 1981.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

CARVALHO, Ingrid Gil Sales. Actividad Impedida de Recolectores de Mariscos y Pescadores Artesanales de la Isla de Maré, Baía de Todos los Santos . Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 10–16, 2020. DOI: 10.17921/2448-2129.2020v21n1p10-16. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/7608. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos