A Música como Ferramenta de Otimização do Ensino Jurídico

Autores

  • Pedro Faraco Neto Universidade Pitágoras Unopar, Curso de Direito. PR.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2019v20n1p12-21

Resumo

O trabalho se propõe a discorrer sobre duas problemáticas: firmar o Direito como um sistema comunicativo e apontar qual ferramenta seria adequada para, por meio da faceta comunicativa do Direito, otimizar o seu ensinamento. Neste diapasão sabe-se que o ser humano é um ser de transcendência, isto é, está sempre buscando evoluir. Para isso faz uso da comunicação. Se comunicando, se transmite conhecimento e se evolui. Nada mais inato às pessoas. O Direito, criação humana, também faz uso da comunicação, uma vez que as pessoas devem respeitar a sua ínsita coerção. No Direito temos o comunicador – a lei ou o juiz; temos o destinatário – o cidadão; temos o conteúdo da comunicação – a determinação legal ou judicial; e temos o efeito buscado – o respeito à lei ou a decisão. Ocorre que na música, com as suas caraterísticas lúdica e estética, também se tem os mesmos elementos, quais sejam: comunicador, destinatário, conteúdo e efeito. E assim sendo, a música pode ser a ferramenta ideal para a divulgação e ensino do Direito, uma vez que por seu intermédio haverá uma maior aderência cognitiva dos postulados jurídicos a serem pedagogicamente difundidos. E como a música tem múltiplas facetas, a mesma pode abranger toda a complexidade do Direito, atingindo a todos em um despertar crítico distante do trivial ensino que se limita a reproduzir as leis e os julgados. Nesta esteira, descobre-se a música como poderosa ferramenta de ensino jurídico.

 

Palavras-chave: Direito. Música. Comunicação. Otimização. Ensino.

 

Abstract

The paper proposes to discuss two problems: to establish the law as a communicative system and to point out which tool would be appropriate to optimize the teaching through the communicative facet of the law. In this tuning fork it is known that the human being is a being of transcendence, that is, is always seeking to evolve. For this it makes use of communication. Communicating, transmitting knowledge and evolving. Nothing more innate to people. Law, human creation, also makes use of communication, since people must respect its inherent coercion. In law we have the communicator - the law or the judge; we have the recipient - the citizen; we have the content of the communication - the legal or judicial determination; and we have the desired effect - respect for the law or decision. It happens that in music, with its playful and aesthetic characteristics, also has the same elements, namely: communicator, recipient, content and effect. Therefore, music can be the ideal tool for the dissemination and teaching of law, since through it there will be a greater cognitive adherence to legal postulates to be pedagogically disseminated. And because music has multiple facets, it can encompass the full complexity of law, reaching everyone in a critical awakening far from the trivial teaching that merely reproduces laws and judgments. In this wake, music is discovered as a powerful legal teaching tool.

 

Keywords: Law. Music. Communication. Optimization Teaching.

 

Biografia do Autor

Pedro Faraco Neto, Universidade Pitágoras Unopar, Curso de Direito. PR.

Doutor em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Professor de graduação e pós-graduação em Direito. Advogado.

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

FARACO NETO, Pedro. A Música como Ferramenta de Otimização do Ensino Jurídico. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 12–21, 2020. DOI: 10.17921/2448-2129.2019v20n1p12-21. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/7573. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos