O uso das Mídias e Redes Sociais Digitais na perspectiva da Comunicação Interna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2018v19n1p42-47

Resumo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos do possível uso das Mídias e Redes Sociais Digitais na perspectiva da Comunicação Organizacional, especificamente, na Comunicação Interna, a partir de pesquisa exploratória. Os avanços tecnológicos são notórios e também fazem parta da Comunicação como um todo. Contudo, o olhar para as Mídias e Redes Sociais Digitais por parte dos gestores é, muitas vezes, pejorativo. No corpo do artigo é feita a análise dos conceitos fundamentais para o entendimento da questão, como Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Mídias Sociais e Redes Sociais. A metodologia de Análise de Conteúdo é aplicada ao corpus de pesquisa, formada pelos artigos encontrados que levam em conta esse determinado assunto e autores reconhecidos da área de Comunicação Social. Conclui-se buscando mostrar a eficiência do uso das Mídias e Redes Sociais Digitais para a melhoria da comunicação interna no ambiente organizacional.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Comunicação Interna. Mídias Sociais. Redes Sociais.

Abstract

This article aims to discuss aspects of the possible use of Social Media and Social Network in the perspective of Organizational Communication, but specifically, in Internal Communication, based on Exploratory research. Technological advances are notorious and are also part of Communication. However, the managers’ view of Social Media and Social Networks is often pejorative. In the article, an analysis was performed of the fundamental concepts in order to understand the question, such as Organizational Communication, Internal Communication, Social Media and Social Network. The Content Analysis methodology is applied to research, formed by articles that talk about this particular subject and recognized authors of the Social Communication area. It concludes by trying to show the efficiency of the use of Social Media and Social Network for the improvement of internal communication in the organizational environment.

Keywords: Organizational Communication. Internal Comunication. Social Media. Social Network.

Biografia do Autor

Mariana Lemos Martins, Universidade Estácio de Sá, Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Organizacional. RJ, Brasil.

Pós-Graduada em Comunicação Organizacional. Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Com ênfase em estudos sobre a Comunicação Organizacional.

Referências

ALMEIDA, A.L.C.; BAPTISTA, R.G.S.; SOARES, P.H.L.

Comunicação interna e redes sociais: desafios e possibilidades no

relacionamento com os empregados. Rev. Bras. Com. Org. Rel.

Púb., v.10, n.19, 2013.

ALMEIDA, V. A Comunicação interna na empresa. Marília:

Práxis, 2000.

BRAULT, L. A comunicação da empresa para além do modelo

publicitário. Portugal: Edições Cetop Addison-Wesley, 1992.

BUENO, W.C. Estratégias de comunicação nas mídias sociais.

São Paulo: , 2015.

CARRERA, F. Networking: guia de sobrevivência profissional.

São Paulo: Edições Sílabo, 2009.

COSTA, C.C.R. Impacto das redes sociais na comunicação

interna das empresas: o caso da empresa Alfa. Lisboa: Instituto Superior de Economia e Gestão, 2012.

KREPS, G.L. Organizational communication: theory and pratice.

Nova York: Longman, 1990.

KUNSCH, M.M.K. Planejamento de relações públicas na

comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

LUIZ, A.R.S. Comunicação organizacional e mídias sociais: o

uso das redes sociais nas estratégias de comunicação. São Paulo:

Universidade Estadual Paulista, 2010.

MARTELETO, R. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos

de transferência da informação. Cienc. Inf., v.30, n.1, p.71-81,

NASSAR, P. Comunicação interna: a força das empresas. São

Paulo: ABERJE, 2005.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina,

RECUERO, R. O que é mídia social? 2008. Disponível em:

<http://www.raquelrecuero.com/arquivos/o_que_e_midia_

social.html>. Acesso em: 5 set. 2017.

REGO, A. Comunicação pessoal e organizacional, teoria e

prática. São Paulo: Sílabo, 2007.

RIBEIRO, M.E. O papel do assessor de imprensa em um mundo

movido pelas tecnologias digitais. In: GALINDO, D.; QUEIROZ,

A. Encontro de comunicação mercadológica, o repensar e o refazer

da comunicação com o merc. São Paulo, 2012.

RUÃO, T. A comunicação organizacional e a gestão de Recursos

Humanos, evolução e actualidade. Universidade do Minho.

Centro de Ciências Históricas e Sociais, 1999.

SCHERER, A. Todos em rede. Rev Exame. 15 de abril de 2015.

p. 86-88.

SENA, K.E.R. O uso das novas tecnologias na comunicação interna: fatalismo inarredável?. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL

DE CIBERJORNALISMO. 5. 2014. Mato Grosso do Sul.

Anais... Mato Grosso do Sul: UFMS, 2014. Disponível em:

<http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor5/files/2014/07/Karita-

Sena_Artigo-5%C2%BA-Simp%C3%B3sio-Internacional-de-

Ciberjornalismo.pdf>. Acesso em: 5 set. 2017.

TICOTE, M. O contributo da comunicação interna para

o empenhamento organizacional. 2012. Lisboa: Instituto

Politécnico de Lisboa, 2012.

TERRA, C.F. Mídias sociais e público interno: o uso das

redes sociais online de maneira informal. In: CONGRESSO

BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 36,

Rio de Janeiro. Resumos. Portal Intercom. Disponível em:

<http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-

-1.pdf> Acesso em: 5 set. 2017.

TOMASI, C. MEDEIROS, J. B. Comunicação empresarial. São

Paulo: Atlas, 2007.

TREADAWAY, C.; SMITH, M. Facebook marketing: an hour a

day. Indianapolis: Wiley, 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Edição

Seção

Artigos