Satisfação do Servidor Público no Trabalho: um Estudo de Caso nos Centros de Referência de Assistência Social de Paranavaí

Autores

  • Desiree Louise Hedler
  • André Luís de Castro

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2015v16n2p192-198

Resumo

A satisfação no trabalho é um tema de grande importância no contexto organizacional, uma vez que pode influenciar no desempenho. A compreensão da satisfação dos trabalhadores pode fornecer dados para subsidiar ações de gestores, seja de organizações privadas ou públicas, em relação à política de recursos humanos. Atualmente, a sociedade tem exigido do servidor público resultados mais eficazes e atendimento de melhor qualidade. Para que isso ocorra é importante que o servidor público tenha satisfação no trabalho, de modo a contribuir para o alcance dos objetivos da organização e para poder atender melhor aos cidadãos. O presente trabalho teve como objetivo analisar o grau de satisfação dos servidores públicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Paranavaí localizado no Estado do Paraná. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva e com natureza quantitativa. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, composto por 25 itens divididos em cinco dimensões que levaram os servidores a indicar o grau de satisfação com os colegas de trabalho, com o salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Os resultados obtidos indicam que o maior grau de satisfação no trabalho por parte dos servidores encontra-se com os colegas de trabalho e o menor grau com o salário.

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Publicado

2015-11-25

Edição

Seção

Artigos