O Comportamento dos Líderes: um Estudo Comparativo Entre Empresas Familiares de uma Cidade da Mesorregião do Sudoeste Paranaense

Autores

  • Josiani Aparecida Karpinski
  • Silvio Roberto Stefano

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2014v15n2p%25p

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar o comportamento dos líderes em um grupo de empresas familiares de uma cidade da Mesorregião do Sudoeste Paranaense. Foi realizado um estudo de caso em seis empresas de ramos de atividades diferentes onde os lideres são, em sua maioria, da mesma família. Foram desenvolvidos estudos teóricos, visando relacionar os conceitos de liderança, líder e chefe. Também foram aplicados questionários estruturados para aferir o perfil da liderança. A pesquisa teve a participação de quinze líderes, dentre eles, sete homens e oito mulheres. Os resultados apontaram para o método tradicional de liderar, pois o conhecimento técnico, confiança, eficiência, são características que os gestores possuem nas empresas pesquisadas. As mulheres se destacam, pois são centradas e disciplinadas. Uma característica das empresas familiares é a liderança tradicional, ou seja, constituída pelo pai e ensinada aos filhos que admitem que a liderança possa ser desenvolvida com o aprendizado e aperfeiçoada com as experiências.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

KARPINSKI, Josiani Aparecida; STEFANO, Silvio Roberto. O Comportamento dos Líderes: um Estudo Comparativo Entre Empresas Familiares de uma Cidade da Mesorregião do Sudoeste Paranaense. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 15, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2448-2129.2014v15n2p%p. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/296. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos