O Marketing Profissional e suas Interfaces: a Valorização da Área de Assessoria

Autores

  • Juliane Sachser Angnes
  • Marlete Beatriz Maçaneiro
  • Marcel Luciano Klozovski
  • Amelia Ktcky de Lima
  • Isabelle Zadra Sene

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2015v16n1p%25p

Resumo

Dependendo da maneira como se comporta e quais atitudes desenvolve no contexto situacional em que está exposto, o profissional da área de assessoria poderá resolver ou fomentar conflitos. Neste sentido, este artigo busca diagnosticar quais as estratégias de marketing profissional utilizadas pelos profissionais de assessoria de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista individual semiestruturada aplicada a nove profissionais que exercem a função de assessoria nessa universidade. Tais entrevistas se propuseram a examinar, sob a ótica desses profissionais, quatro aspectos vinculados diretamente ao marketing profissional: atitude e ética, comportamento, comunicação, postura. Em complemento, utilizaram-se ainda como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, a observação, a pesquisa bibliográfica e o diário de pesquisa. Por sua vez, a análise pautou-se na categorização das entrevistas trianguladas com a descrição das observações realizadas e registradas em ampo. Os resultados obtidos a partir do estudo ressaltaram que os assessores empregam maneiras de aprimorar seu conhecimento profissional por meio do marketing profissional, e que estes possuem uma visão clara do que seja o marketing profissional e quais contribuições trazem para o indivíduo no contexto institucional. Constatou-se ainda que estes profissionais utilizam estratégias como cursos, qualificações oferecidas pela instituição a que pertencem, com o intuito de serem reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem e transmitirem uma imagem positiva da instituição e da área de assessoria.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

Artigos